Oh ela está me copiando...

21:15

Eu não faço esse tipo de post normalmente, mas estava conversando com a Pri sobre um surto de Destrua esse Diário que teve esses dias na internet, todo mundo tem um agora e a conversa acabou indo para o lado do "Não posso comprar mais porque agora vai parecer que estou copiando". Eu parei para analisar esse pensamento, não é que eu não possa fisicamente ir la na livraria e comprar um para mim é que eu simplesmente não posso postar sobre ele sem que fique parecendo que eu estou "copiando", então resolvi escrever sobre isso porque é uma coisa que me incomoda muito na blogosfera. É o “ela está me copiando". 
Tudo bem que algumas vezes é verdade, eu já tive posts copiados na cara de pau no ctrl+c ctrl+v várias vezes e se alguém fosse la e copiasse um desenho meu ou uma foto/banner eu ficaria com muita raiva, mas essas são situações à parte, o nome disso é plágio e é errado, também é bem diferente de acusar alguém de cópia só porque ela gosta do mesmo filme ou cor de esmalte que você blá blá blá.
O problema começa quando uma pessoa gosta de algo como, por exemplo, chocolate de morango com cobertura de caramelo de leite condensado, essa pessoa se acha então no direito de só ela gostar daquilo, se apodera do chocolate de tal forma que se outra pessoa falar dele está obviamente copiando. 
Gente, serio mesmo? Estamos no maternal? Idai que outras pessoas gostam de chocolate de morango com cobertura de caramelo de leite condensado? É um mundo enorme com muitas pessoas para gostarem de todos os tipos de chocolate. Do mesmo modo seria se porque eu nunca vi ninguém postando sobre Nancy Drew assumir que só eu posso falar dela e mais ninguém, tenho certeza que existem outras pessoas que gostam dela também, eu não tenho monopólio sobre ela. Além de ser egoísta é bem idiota, por que eu postaria coisas sobre ela se eu não quisesse exatamente isso? Que outras pessoas a conhecessem e gostassem dela tanto quanto eu.
Isso é o que mais me incomoda, POR QUE mostrar para os outros coisas que você gosta se não para que eles conheçam e gostem também? Se quer que o seu chocolate de morango com cobertura de caramelo de leite condensado seja só seu, por que está gritando para o mundo todo sobre ele? 
Exatamente como eu falei para a Pri, seria o mesmo que eu fazer uma resenha de um livro e depois ficar com raivinha porque as pessoas o estão lendo. Se eu escrevo sobre um livro e pelo menos uma pessoa se interessa por ele e vai atrás para ler eu considero isso uma vitória e nem em um milhão de anos eu iria achar que aquela pessoa está me copiando quando ela for la e escrever o que ela achou do livro.
Não é para isso que eu tenho um blog? Não é por isso que eu posto sobre livros, filmes, seriados e todo o resto? Porque eu gosto tanto de uma coisa e quero que outras pessoas tenham a chance de gostar também, eu estou   
D-I-V-I-D-I-N-D-O meus gostos e a pessoa com quem eu estou dividindo não está me copiando quando ela gostar das mesmas coisas que eu gosto. Sem falar que as pessoas que lêem meu blog são pessoas que têm o gosto parecido com o meu, é por isso que lêem o GM. 
Agora para ser justa preciso falar que às vezes o "ela está me copiando" pode vir na forma de "ela está copiando fulaninha", isso acontece quando as leitoras da pessoa que gosta do chocolate tomam as dores dela. O que eu acho mais engraçado em alguns desses casos é que muitas vezes a pessoa que gosta do chocolate nem se importa se outras pessoas gostam também.
Do jeito que eu vejo é muito mimi sobre uma coisa muito estúpida e infantil, ficar em pé de guerra com alguém porque Fulana usou uma fonte parecida com a sua, porque Ciclana está falando do mesmo estilo de se vestir que você ou porque Beltrana está respondendo uma tag que você respondeu semana passada...ah tenha dó. Tenho certeza que tem muita gente por ai que sai copiando gostos e estilos não porque gosta deles, mas porque "fulaninha" gosta, mas nesse caso em particular, IDAI? 
Você está se mostrando para o mundo com a intenção de inspirar outras pessoas e essas pessoas não podem ser inspiradas se tudo o que você faz for "só seu". 
Como outra Pri colocou: Se você é uma blogueira e fica irritada quando outras pessoas gostam ou falam da mesma coisa que você gosta (e provavelmente postou no seu blog), então pra que você é uma blogueira? Se quer um lugar para escrever para você mesma acho melhor, e aliás mais barato, comprar um diário. xD

Clary ilustrando o post. 

You Might Also Like

8 comentários

  1. Que POST sensacional! Já vi muito disso aí. Claro que cada pessoa tem suas particularidades, mas, se realmente posto algo no blog é porque quero que as pessoas conheçam. O legal da internet é justamente poder conversar com outras pessoas sobre coisas que gosto (já que na vida real é difícil achar pessoas parecidas com a gente). E, oi, sou da geração Destrua seu Diário haha E acho que esse livro é justamente para mostrar o estilo de cada um, porque cada um vai preenchê-lo do seu jeito. E não teve tantos outros livros que viraram moda? Antigamente, todo blog que eu acessava tinha uma resenha de A Culpa é das Estrelas. Vi muita gente inovando também para não transformar esse tipo de resenha em algo comum.

    ResponderExcluir
  2. Como eu te disse: Tudo é a cópia de uma cópia de uma cópia... a não ser que aquela pessoa tenha CRIADO ELA MESMA aquele conteúdo, ela não é dona dele ;)

    ResponderExcluir
  3. Concordo.
    Pretendo ter o Destrua esse diário haha
    Realmente, fica difícil se todo texto com mesmo tema você achar que tá te copiando, assim ninguém vai escrever nada.

    ResponderExcluir
  4. Eu vejo coisas assim todos os dias na internet e morro de rir internamente. É muito egoísta dizer que algo que você gosta é apenas seu... é querer ter reconhecimento por algo que não foi nem você que criou. Acho que se você gosta de algo que todo mundo gosta e isso te incomoda, você deveria mudar, não querer que os outros mudem.
    Acho que você deveria fazer a resenha do livro sim, porque adoro livros e gostaria de conhecer. Já vi algumas na internet, e quanto mais melhor!
    Beijos,
    Nereida

    ResponderExcluir
  5. Ai Senhor, é tanta bobeira nessa blogosfera.. HUAHOUAHUIHA É a coisa mais normal do mundo as pessoas gostarem de coisas parecidas. E como você disse: se está postando no blog, é pra dividir algo. Esse povo é cheio de mimimi, eu nem falo nada

    beijão.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Hahahahaha amei XD Faz muito sentido tudo isso! Com a internet não dá para ser e ter exclusividade. É exatamente isso aí que você falou, as pessoas vão se inspirar em você, então é lógico que algumas coisas vão ser copiadas ou inspiradas, tanto faz, mas a partir do momento que você se torna uma formadora de opinião, já era. Tem gente que reclama de posts parecidos por conta de publieditoriais, mas a verdade é que estão é com inveja porque tem blogueira que ganha dinheiro e tem blogueira que não xD E isso que você falou aí em cima, da pessoa reclamar porque se sentiu copiada, no fundo é inveja e medo do seu post fazer mais sucesso que o dela XD Inveja é um problema, um problema! rs
    Beijos! =**

    ResponderExcluir
  8. É verdade. Eu concordo.
    Mas vou confessar que fico com ciúmes de algumas coisas que eu gosto.
    Mas não é sobre tudo. rsrsrs
    Mas mesmo sentindo um ciuminho não fico reclamando pelos cantos.
    Eu sei que as pessoas eventualmente vão gostar do que eu gosto também.
    Mas é mó saco quando você vê que neguinho só gosta porque "tá na moda" gostar da coisa!
    Acho maior falta de personalidade né?
    Mas eu também as vezes fico tipo você pensando "agora que tá na moda, vão pensar que só gosto porque tá na moda"... rsrsrsr #tenso

    Beijos http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir

PARA PENSAR

PARA PENSAR

CURTA A PÁGINA DO BLOG